image451

Osíris, com certeza, é a mais célebre deidade do panteão egípcio e igualmente uma das mais complexas, pelo que não é, pois, de estranhar que os teólogos tenham procurado sintetizar os aspectos diferentes deste personagem, através da criação de uma lenda. Para infortúnio dos amantes da mitologia egípcia a denominada Lenda de Osíris não é …

Read more »

image369

Nenhuma personalidade do panteão egípcio pode rivalizar com a Deusa Ísis, sublime essência da alma de uma das mais excelsas e proeminentes civilizações da antiguidade e maga detentora do esplendor ofuscante que a conduziu até ao auge da popularidade. Surgindo na teologia heliopolitana como fruto dos amores entre o céu (Nut) e a terra (Geb), …

Read more »

deuses

- Asari, que aos homens deu o cultivo; que estabeleceu os limites dos campos, criador do grão e do linho, que faz brotar a verdura. – Asar-alim, que é importante na casa do conselho, de quem preeminente é o conselho; que os Deuses escutam com respeito e que não conhece o medo. – Asar-alin-nunna, o …

Read more »

image5861

Marduk criou o estacionamento celeste para os grandes Deuses, ele pôs no lugar as estrelas, suas imagens astrais em réplicas gêmeas. Ele determinou o ano, desenhou seus limites e, para cada um dos doze meses, pôs no lugar três estrelas. Após ter assim desenhado a duração do ano, ele fundou a estação da estrela-do-polo, para …

Read more »

image5271

Eles puseram para ele um estrado principesco, face a seus pais, ele ali tomou lugar para receber a soberania. Tu, disseram-lhe eles, eis-te o mais importante entre os grandes Deuses, teu destino é sem igual, teu comando, o de Anu. Oh! Marduk, eis-te o mais importante entre os Deuses, teu destino é sem igual, teu comando, o …

Read more »

image4681

Anshar tomou a palavra e a Kaka, seu mensageiro, disse estas palavras: Kaka, meu mensageiro, que contentas meu coração, quero te enviar junto a Lahmu e Lahamu. Tu és hábil de discernimento e forte para discorrer. Convoque diante de mim os Deuses, meus pais, que venham aqui todos os Deuses, a fim de que eles …

Read more »

Posted on: 17/01/2015
Categories: Enumma Elish
Tags:
image4091

Quando Tiamat pôs em sua obra todo seu peso, ela organizou o combate contra os Deuses, seus rebentos. A fim de vingar Apsu, Tiamat fez de sua parte o mal. Foi revelado a Ea como ela equiparara seu combate. Ea, ao inteirar-se desta notícia, guardou calmamente silêncio e permaneceu sem nada dizer. Após ter refletido …

Read more »

Posted on: 17/01/2015
Categories: Enumma Elish
Tags:
image3491

Quando no alto o céu não era nomeado, que embaixo a terra não tinha nome; que o primordial Apsu, de quem nasceram os Deuses; a genetriz Tiamat que os pariu; todos misturavam em um só todas as suas águas; que aglomeradas não estavam às pastagens, nem visíveis, os canaviais; enquanto que dos Deuses nenhum ainda aparecera, …

Read more »

image912

Shamhat tinha testemunhado todos estes fatos. Estranho estar contente e infinitamente triste, mesmo sabendo que tinha agora com certeza sido bem sucedida no Grande Teste. Enkidu havia sido aceito por Gilgamesh e ela não tinha medido esforços para que isto acontecesse em todos os níveis, mundos e esferas. Porque Enkidu realmente merece alimentar-se de iguarias feitas …

Read more »

Posted on: 17/01/2015
Categories: Gilgamesh